Cibs no computador estudando para a faculdade
Vida

Técnica das caixas para lidar com a ansiedade

A ansiedade reage de formas diferentes nas pessoas, e a maioria, eu sou uma delas, sofre por antecedência por coisas que podem acontecer anos lá na frente. Minha terapeuta passou uma técnica para lidar com a ansiedade usando caixas pesadas como exemplo e vou compartilhar com vocês.

Eu tenho dias e dias. Alguns dias estou bem disposta e produtiva, fazendo tudo o que eu considero dentro de uma rotina ideal. Em outros dias, estou bem pra baixo, não consigo seguir a rotina, fazer o que tem que ser feito, e acabo passando o dia procrastinando ou passando o dia no sofá vendo vídeos no YouTube ou rolando o feed no Instagram.

Mas o que seria uma rotina ideal para mim? Aquela das blogueiras de sucesso. Brincadeira. Mas o ideal para mim, seria acordar antes das 7 horas da manhã, levando em consideração que às 22 horas já estou na cama. Ir para academia ou fazer alguma outra atividade física, estudar para alguma coisa da faculdade ou cursos de programação, fazer conteúdo para internet, cuidar da casa, e ter meus momentinhos de lazer como leitura do tipo romance e ficção, assistir séries e ver vídeos no YouTube como recompensa.

Tudo isso em um único dia, para ser ideal. Faço planejamentos no google calendar e planners para que isso aconteça, e seria até possível, se eu sempre tivesse dormido bem e passasse o dia sem questionar de dores físicas, e essas dores é a tal da cabeça, que até o momento a causa é de quadro depressivo, mas ainda estou averiguando isso com ajuda de alguns especialistas. Então quando algo sai do planejamento eu desanimo e não consigo fazer mais nada, me entrego ao sofá ou para a procrastinação, que é fazer qualquer outra coisa que não seja o que precisa de fato fazer.

Nas seções de terapia, debatemos muito isso, pois quando não tenho um dia ideal eu me julgava preguiçosa e fraca. Achava um absurdo com a vida confortável que tenho, não conseguir dar conta de tudo. Ficava me comparando com outras pessoas e até mesmo com a Cibs de 10 anos atrás, que trabalhava fora o dia todo, fazia faculdade a noite, ajudava nas tarefas de casa e ainda trabalhava com festas infantis nos finais de semanas. 

Mas aí é que tá. Cada pessoa tem uma realidade de vida, e a Cibs de 10 anos atrás, era bem mais nova e cheia de energia vital para suportar tantas horas de batidão e pouco descanso. Hoje meu corpo pede mais calma, apesar de vivermos em um mundo tão acelerado e competitivo. E é tão competitivo e cheio de regras criadas por não sei lá quem, que me pego pensando (e não só eu) que já tenho mais de 30 anos e o que eu já conquistei na vida. Porque ainda não falo inglês, não tenho uma empresa, não viajei o mundo inteiro? E se for pensar na cobrança por eu ter filhos, aí o bicho pega.

E eu tenho muitos sonhos e projetos que gostaria de tirar do papel, quero colocar logo em ação, mas tem um processo longo para seguir e minha ansiedade quer tudo para ontem, então eu travo nesses sonhos do futuro, e deixo de agir no presente, e isso é um grande erro.

Mas é o que já disse aí em cima, cada pessoa tem uma realidade de vida, então vou viver com as possibilidades que estão à minha volta. A minha terapeuta me fez refletir em uma coisa para entender melhor o processo e lidar com a ansiedade. Usamos caixas pesadas como exemplo, e em cada caixa tem um projeto da Cibs. Eu não vou conseguir empurrar todas as caixas de uma vez, uma caixa só já está pesada demais para isso. 

Essa caixa vai sair do lugar aos poucos, com bastante treino. É igual levantar pesos nos aparelhos da academia, é aos poucos que vamos aumentando o peso. Então voltando para a caixa, aos poucos a gente vai pegando cada tarefa e colocando na rotina, até que conseguimos empurrar a caixa e colocar ela em seu devido lugar, e depois, partimos para as outras caixas.

Essa primeira caixa é a da faculdade, que se Deus quiser eu termino em 3 meses, isso mesmo, falta pouco, e ela é minha maior prioridade, pois eu acredito que vou ter muitas oportunidades com essa formação, e assim caminhar para os outros projetos e sonhos da minha vida. Quando eu me pego pensando em todos os projetos que quero conquistar, já me bate ansiedade e dúvida se estou no caminho certo, se é isso mesmo que quero, e se eu fizer outra coisa, e se…  aí pronto o trem desanda.

E esse é o exercício que tenho que fazer, focar no agora, fazer o que tem que ser feito para concluir a faculdade, aproveitando ao máximo esse processo. Fazer uma coisa de cada vez, devagar, mas não desistir, pois agora essa é a condição de vida em que me encontro. O mais importante nesse processo é me presentear com cada tarefa concluída, e não me julgar pelo que não fiz. 

Nem todos os dias estaremos motivados, então temos que chamar a disciplina para ajudar pelo menos na tarefa principal do dia. Também temos que entender que tem dias que não vamos está bem e que será importante respeitar nossos limites e nos acolher, acreditar que está tudo bem em ter dias cinzentos e que o amanhã será um novo dia para recomeçar.

Eu tenho um grande problema com a auto cobrança, mas com terapia e autoconhecimento estou melhorando e em busca de uma vida com mais equilíbrio e leveza em tudo que faço, acredito que esse é o segredo da vida. Logo minhas caixas estarão no lugar que deverão estar, e por mais que leve tempo, esse tempo passará rápido, pois eu vou curtir cada processo com os aprendizados da vida.

E vocês têm muitas caixas para empurrar? 

Como lidam com esses dias de desânimo?

Oie :) sou a Cibelly, mas pode me chamar de Cibs, brasiliense, contadora e migrando de carreira para programação, gosto de plantinhas, trilhas, andar de bike, livros, yoga, artesanato, jogos de tabuleiro e boas conversas. Nova no mundo dos blogs e quero compartilhar minhas experiências de vida com vocês. Sejam muito bem vindos nesse cantinho e fiquem à vontade.

2 Comentários

  • André

    Obrigado por compartilhar! ansiedade é algo que precisa de atenção e cuidado. viver o agora, o presente ajuda aliviar as tensões! Atividades físicas ajuda muito nesse controle emocional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *