Vida

Meu carnaval

Eu tenho uma relação de amor e ódio com o Carnaval. Eu amo o fato do feriado super prolongado, e se der para viajar, de preferência para o meio do mato com cachoeira e paz, melhor ainda. Mas por outro lado, meio que atrapalha alguns prazos de trabalho ou estudos, ou até se você precisar comprar algo, pois algumas cidades literalmente param.

Sobre as festas de Carnaval, eu já não curto mesmo, pois geralmente é um monte de gente bêbada se esfregando um no outro e suados, debaixo de sol quente e música que não gosto, sim gente, eu sou fresca para algumas coisas, acho que é coisa da idade.

O engraçado é que em cada cidade do Brasil que já morei (foram só três), o carnaval é comemorado de formas diferentes.

Carnaval em Brasília

Aqui o pessoal é bem variado, a maioria viajam para onde tem as verdadeiras festas, outras vão para o meio do mato para fugir das festa e também tem os retiros. Tem gente que prefere descansar, tirar o atraso de algum trabalho ou estudos, faxinar a casa, e até mesmo fazer o carnaval em casa com amigos e família. E alguns vão para os bloquinhos e festas espalhados pela cidade.

Na verdade eu nunca fui para nenhum bloquinho em Brasília, pois minha vibe é outra, mas para não dizer que nunca fui para uma festa no carnaval aqui, eu fui ver minhas amigas tocando, mas calma, lá pra baixo eu falo mais desse dia.

Carnaval no Rio de Janeiro

Carnaval na praia do Recreio no Rio de Janeiro em 2018 com meu marido
Carnaval na praia do Recreio no Rio de Janeiro em 2018

No Rio de Janeiro, a cidade simplesmente para, pois o pessoal lá respiram e vivem o Carnaval. A cidade fica muito bonita, cores para tudo que é lado, e festas e blocos também. Sem se falar no desfile na Sapucaí que é um espetáculo, esse sim eu tenho um sonho de ir assistir pessoalmente.

É tão incrível como eles retratam o significado da cultura de religiões, povos, história através de fantasias, danças, letras, é um verdadeiro teatro. Sem se falar que tem lugar para sentar enquanto passamos horas vendo essas belezuras. É! depois dos trinta o rolê tem que ter um banquinho neh gente, pelo menos pra mim.

E para não dizer que nunca fui em um bloquinho de Carnaval, sim, meu primeiro (até o momento o único) bloquinho foi no Rio, afinal, morar no Rio e não curtir isso lá, não é morar direito neh.

Um amigo nosso, teve que nos puxar pelo braço em direção a esse momento épico. Então fomos em um bloco que estava tendo na praia do Recreio, e foi bem divertido até, não muito cheio, muita família e criança, um sol de Deus me livre e axé da minha adolescência, tipo anos 2000. Naquela época essas músicas prestavam.

Depois fomos para um bloco um pouco maior na Barra da Tijuca, as músicas já eram mais atuais, para aquela época, em 2018, e se não me falha a memória, era funk. Tinha muito adolescente, muita fantasia, muito beijo, álcool e sol, e graças a Deus perto da praia pra aliviar o calor, mas esse ultimo não curti muito.

Carnaval em Blumenau – SC

Em Blumenau, que fica em Santa Catarina, o pessoal nem sabe o que é isso, deve ser por causa da cultura alemã que é bem forte lá. A cidade funciona normalmente até na terça-feira, e não tem festa nenhuma. Nessas horas eu agradeci por trabalhar home office para uma empresa do Rio, pois eu tive meus dias maravilhosos de folga.

Cachoeira e Gruta do Índio que fica em Rio dos Cedros, SC em 2022

Isso foi ano passado, não viajamos por motivos de juntar dinheiro para nossa próxima mudança interestadual. Mas como era os últimos meses na cidade, fomos conhecer algumas cachoeiras por perto e voltamos no mesmo dia. O resto dos dias foi em casa estudando, arrumando caixas para a mudança e maratonando séries, super divertido, uhul.

Meu carnaval esse ano

Esse ano não teve viagem, de novo, por motivos de nos organizar financeiramente para realizar mais um sonho, que logo conto para vocês. Mas saímos de casa alguns dias rolezando por Brasília, onde estamos morando atualmente. No sábado o dia foi bem chuvoso e ficamos em casa, recebi uma amiga, fiz uns procedimentos no cabelo, bordei uma sandália havaiana com miçangas, terminei de assistir a série “Você” na Netflix, e comecei a usar um novo aplicativo “Photo Diary”, já que estou dando um tempo de Instagram.

Sandália havaiana bordada com miçangas
Sandália que bordei

No domingo o dia também foi em casa, até íamos em um bloquinho das Elotromanas, ver nossas amigas Dj Evah e Magah tocar, mas sabe aquele dia que acontece de tudo para você não sair de casa, então, obedecemos e ficamos em casa. Mas pela manhã recebi a ilustre visita da minha vó Lena e tia Eda, conversamos muito, chupamos laranja, e matei a saudade delas.

Ficar com minha vó aqui em casa é uma coisa tão surpreendente, e me enche de tanta alegria, pois eu realmente não imaginava viver isso. Um dia conto a história de uma fase difícil que tivemos com minha vó, e graças a Deus foi superada.

Tela de um vídeo no YouTube, da Paula no Canada, onde ela esta limpando o fogão.
Assistindo vídeos de pessoas que mora no exterior, esse é da Paula no Canada

Na segunda fomos andar de bike pela manhã, a intenção era dar a volta no Guará, mas decidimos fazer um caminho novo para conhecer, pegamos a ciclovia da EPTG em direção a Taguatinga Centro, mas como era só pra conhecer fomos até a Vicente Pires, e voltamos, pois tínhamos uma longa subida pela frente. Esse pequeno percurso durou 45 minutos, e a subida nem foi tão apavorante assim, afinal sobrevivemos.

Eu não estava muito satisfeita, queria andar mais, então completamos a volta só pelo Guará I mesmo, pois já estava perto da hora do almoço, e os adultos aqui ainda tinham que fazer compras de mercado. Ta ai uma coisa que acho super chata, ainda mais sem carro, tem que ir a pé, comprar, voltar a pé com sacolas pesadas, quando não resolve chover bem na hora de sair do mercado, e depois limpar as compras e guardar, já até cansei aqui.

Já na terça de carnaval, podemos dizer que curtimos o dia igual aos adolescentes. Fui almoçar na casa da minha mãe, e o Moh (meu marido) foi pra mãe dele. Pensa como foi gostoso almoçar, com exclusividade dos meus pais e minha irmã Fufu. Me desculpa tios e primos, mas eu amo quando estamos só nós. Acho que depois de passar 5 anos morando em outras cidades só eu e meu marido, eu perdi o costume de ficar com tanta gente.

Minha mãe estava bem empolgada, nós duas conversamos muito, enquanto meu paidrasto e a Fufu estudavam, até me rendi a uma taça de vinho depois de ficar tanto tempo sem beber. A gente até ia depois do almoço para um parque, mas começou a chover.

Mais tarde fomos para um bloco, na verdade não sei se posso chamar de bloco, mas era um palco no parque da cidade com muita gente, fomos ver nossas amigas Djs Evah e Magah tocar no LedsBora. Eu, o Moh e a Tatá, ficamos na pista assistindo as maravilhosas arrasarem no palco e tocando para mais de 15 mil pessoas, tinha bastante adolescente, e foi uma festa bem de boa, cada um no seu quadrado, curtindo sua vibe, a música estava bem divertida para a gente dançar muito.

Fiquei tão feliz por elas, e muito admirada por tudo que elas já viveram e conquistaram, e essa festa foi uma bela conquista. Para comemorar até bebi uma cerveja, e depois muita água. Como meu estômago ainda está em recuperação da úlcera, estou bem devagar quanto ao álcool.

Palco com as Djs Evah e Magah tocando no LedsBora no parque da cidade em Brasília
Djs Evah e Magah no LedsBora no parque da cidade em Brasília

Depois desse show, fomos para outra festa que a Evah também tocou, na Vapô. O estilo de música já é diferente e do jeito que eu gosto, tipo house com eletrônica, eu não entendo muito as vertentes neh. Cara, sério, ela mandou muito, ela não tocou, ela macetou, meu pé doía de tanto dançar, mas mesmo sentada eu ainda ficava sacudindo o corpo. Foi um dos melhores set que ela já tocou e que eu presenciei, na verdade foi o melhor.

Na quarta meu corpo todo doía, a idade gritando, mas valeu a pena. Foi um dia de ficar só em casa mesmo, dei uma visitada no portal da faculdade para baixar os enunciados de uns trabalhos que tenho que fazer. Quase tive um mini infarto, pois tem muita coisa e prazos que já estão ficando curto. Também fiz algumas coisas de casa, a vida de adulto neh.

Como ainda era Carnaval, ainda me dei descanso, e fiquei assistindo vídeos no youtube de gente que mora no exterior. Até descobrir que dá para selecionar o vídeo que queremos no notebook e reproduzir na TV, eu pensava que só dava para fazer isso no celular. Mas sempre dá um delay de áudio com a imagem, ainda mais que eu gosto de assistir na velocidade 1,5x.

É isso minha gente, foi um feriadão muito bem curtido, com pessoas que amo, e quebrando barreiras, que é sair de casa para festas no Carnaval, mas que valeu super a pena.

Esse é meu primeiro post em um blog, e cara, caprichei na quantidade de coisas para falar hein. Espero que vocês gostem.

Oie :) sou a Cibelly, mas pode me chamar de Cibs, brasiliense, contadora e migrando de carreira para programação, gosto de plantinhas, trilhas, andar de bike, livros, yoga, artesanato, jogos de tabuleiro e boas conversas. Nova no mundo dos blogs e quero compartilhar minhas experiências de vida com vocês. Sejam muito bem vindos nesse cantinho e fiquem à vontade.