Fazendo trabalho da faculdade no notebook sentada no chão e bebendo água.
Estudos

Lidando com trabalhos da faculdade acumulados

Tive três trabalhos da faculdade para entregar, mas deixei para fazer em cima da hora. E para não entrar em pânico, apliquei algumas técnicas para conseguir dar conta do recado.

Minha faculdade é a distância, mas a dinâmica é bem movimentada com trabalhos, provas e prazos. Esse trimestre peguei três matérias mais um projeto integrador. 

Confesso que dei uma enrolada o mês inteiro e deixei para cima da hora a entrega de alguns trabalhos da faculdade. Tive menos de uma semana para ver as aulas, aprender as matérias e entender o que os trabalhos estavam pedindo para começar a executar.

Era bastante coisa em pouco tempo, e para não entrar em pânico apliquei algumas técnicas. Pensei nas consequências que poderiam ocorrer se eu não entregasse algum trabalho:

  • não ganharia ponto para complementar a nota da média;
  • teria que estudar bem mais para tentar tirar uma nota melhor na prova e não ficar de recuperação;
  • caso não desse certo o esforço nos estudos, teria que lidar com a recuperação;  
  • e o pior, poderia reprovar na matéria e fazer ela novamente. 

Essa última opção seria terrível, mas também não morreria neh. Então para evitar que isso aconteça com todas as matérias, resolvi agir e fazer o que estava ao meu alcance.

Li os enunciados dos trabalhos de cada matéria, analisando a que seria mais fácil e rápida de entregar. A escolhida foi a de Segurança e Auditoria de Sistemas de Informação, que era escrever um artigo sobre falha de segurança em redes sociais, usando algum caso de exemplo real ou fictício. Foi bem tranquilo, pois não precisei assistir todas as aulas, só ler um capítulo da apostila onde as dicas para o desenvolvimento do texto estavam todas lá, terminei em 2 dias (obrigada Deus).

Depois foi a hora das matérias que mais temia e eu não fazia ideia por onde começar e qual a complexidade do negócio (eu sofri por antecedência). Uma matéria era desenvolver um componente para um app na web e a outra o componente para um app mobile. Como até o momento eu ainda não tinha visto nada mobile, peguei o app para web primeiro.

A segunda matéria escolhida foi Single Page Application, e eu precisava desenvolver um card de artigos, tipo uma página de um blog, o bom que só precisava mandar o código Javascript utilizando a biblioteca React JS , sem a estilização que são os enfeites da página.

Print das telas de codificação e o resultado no navegador do trabalho de Single Page Application
Trabalho da matéria de Single Page Application

Optei em assistir as aulas gravadas, como as aulas de programação são mais dinâmicas e o professor é bom, aprender através das aulas é melhor. Para minha sorte, só precisei assistir duas aulas, e sinceramente, foi muito fácil e gostoso fazer esse trabalho. Adoro a parte de criar, estilizar, e ver as coisas se formando. Pois é neh, eu sofri à toa com medo de ser mega difícil. Esse trabalho entreguei um dia antes do prazo final e menos uma matéria para correr o risco de ir para recuperação. 

E no ultimo dia para entregar os trabalhos, ainda faltava uma matéria, a de Programação para Dispositivos Móveis, e eu tinha até as 23:59 do dia 6 de março para postar. Pelo o enunciado, o trabalho era bem parecido com a outra matéria, mas o código tinha que ser com a biblioteca React Native.

Neste trabalho precisei fazer um card de produtos de comida, tipo ifood. Para entender os caminhos a seguir tive que assistir todas as aulas, mas o professor é muito bom, e foi bem tranquilo também. 

Precisei usar um editor de código novo (para mim) para escrever os códigos, o snack.expo.dev que ajuda  a testar o desenvolvimento de aplicativos móveis de forma mais rápida, sem precisar instalar nada na máquina, mas é um pouco limitado. Mas que deu super certo para o desenvolvimento do trabalho, pois conforme eu ia escrevendo o código já podia visualizar como ficaria a forma do app no celular.

Print das telas de codificação e o resultado no navegador do trabalho de Programação para Dispositivos Móveis
Trabalho da matéria de Programação para Dispositivos Móveis

E faltando algumas horinhas para encerrar o prazo de entrega, consegui postar o bendito e último trabalho. Também foi tranquilo de fazer e muito gostosinho de desenvolver.

Uma coisa que aprendi com esse processo de lidar com um prazo curto para entregar esses trabalhos, é que não adianta se apavorar, se lamentar e não agir. Um fato aconteceu: enrolei para começar, e como consequência, as coisas se acumularam e o prazo ficou curto. Mas agir foi importante para fazer o que tinha que ser feito. 

No final deu certo, foi puxado, mas eu consegui. Consciente das consequências que podia acontecer se eu não entregasse,  mantive a mente calma, eliminando matéria por matéria, e no final, entreguei todas, e como consequência desse belo esforço, talvez eu não fique de recuperação por falta de entrega de um dos trabalhos. 

Os trabalhos foram entregues, mas a faculdade ainda está ativa, ainda tem um quiz, que é tipo um teste, e no dia 20 de março tem as provas, e para estar preparada preciso terminar de ver as aulas e ler as apostilas, e o mais importante que isso é aprender o conteúdo. E quando encerrar esse processo eu entro na demanda do projeto integrador, que é um trabalho em grupo unindo os conceitos de todas as matérias aprendidas que precisa ser entregue até dia 27 de março. 

E assim se tudo der certo, finalizo esse trimestre, e terei uma semana de recesso. Eu ouvi um amém?!

Oie :) sou a Cibelly, mas pode me chamar de Cibs, brasiliense, contadora e migrando de carreira para programação, gosto de plantinhas, trilhas, andar de bike, livros, yoga, artesanato, jogos de tabuleiro e boas conversas. Nova no mundo dos blogs e quero compartilhar minhas experiências de vida com vocês. Sejam muito bem vindos nesse cantinho e fiquem à vontade.

4 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *